Introdução Alimentar (IA) do Be – dia 25

Hoje foi o terceiro dia de cenoura no almoço (vídeo do dia 1). Vocês vão notar no vídeo que ele faz um “nervosinho” e até tosse. Tudo isso é esperado, são os reflexos de proteção funcionando bem. Não esqueçam que ele está experienciando novas texturas, sabores e movimentos mastigatórios. É muita coisa nova acontecendo ao mesmo tempo.

Terça-feira o Be vai completar 7 meses e, conforme a recomendação do MS (tabela 1), vai começar a jantar. Ele desde o início aceitou comer bem, mas agora já está de fato começando a ter mais autonomia; pega os pedaços para comer com as mãos, ou mesmo a colher ( Eu dou a comida com uma colher e deixo outra com ele), também já está comendo a banana crua, sozinho.

ia
Tabela 1. Lembrando que crianças com alergia alimentar devem comer apenas UM alimento novo por vez, durante 3-4 dias para legumes e frutas em geral, e até por 7 dias para alimentos mais alergênicos ( proteínas e leguminosas).

Atualmente o Be está comendo banana; maçã; mamão; batata baroa; abobrinha e cenoura, realizando 3 refeições diárias: 1 fruta de manhã, uma refeição (com os 3 legumes) no almoço e uma fruta à tarde. Eu procuro manter sempre o mesmo horário, mas sem esquecer da livre demanda. Se ele quer mamar na hora de comer, a prioridade é do seio materno.

Lembrando que até os 12 meses completos, o leite materno pe seu alimento principal.

Ah! Uma novidade: Be ganhou seu primeiro dentinho!

E isso me fez lembrar de contar: leite materno não causa cáries, previne! Mas os legumes e frutas contém açúcar natural, e por isso não podemos esquecer de fazer higiene bucal após as refeições.  Por enquanto estou usando só água filtrada com gaze, o dente acabou de erupcionar.

 

Fonte: Ministério da saúde – caderno 23, 2014.

Tags :
aleitamento materno,alergia alimentar,Alimentação infantil,aplv,bebê,BLW,comida de bebê,comida de verdade,Diário alimentar,Livre demanda,Receita,sem glúten

Compartilhe o post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *